Nos anos 90, Ary Toledo, com mais de 65 mil piadas catalogadas, fez tanto sucesso que até criava piadas por telefone. Relembre o famoso 0900 do humorista.
- fvanderlei989
- 12 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Nome popular da comédia no rádio e na TV do Brasil, Toledo morreu na manhã deste sábado (12), em São Paulo, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e será cremado em São Caetano do Sul, segundo a família.
Mestre do humor brasileiro e um dos criadores do stand-up [o humor feito de pé e só com um microfone], Ary Toledo tinha mais de 65 mil piadas catalogadas em livros e discos ao longo de mais de 60 anos de carreira. Ele morreu neste sábado (12), em São Paulo, aos 87 anos.Mas o que muita gente não lembra é que, além das publicações e discos, Ary Toledo era o principal nome de um produto muito popular nos anos 90, que era o “TeleHumor”.
Conhecido também como ‘disk piada’, o serviço era um telefone 0900 onde as pessoas ligavam para ouvir as piadas contadas pelo humorista.Ary Toledo promovia seu 'TeleHumor’ nos programas de auditória que fazia na televisão. Como algumas de suas piadas eram muito pesadas e indecorosas, envolvendo palavrões muitas vezes, elas eram proibidas na tv e no rádio.
Com isso, nas apresentações que fazia em programas de auditório como do Silvio Santos, Faustão e cia ltda, o humorista incentivava as pessoas a ligarem no seu 0900 para ouvir as anedotas.Nos intervalos de emissoras mais populares, era possível também assistir propagandas promovendo as piadas ‘proibidonas’ contadas pelo humorista.
“Eu coleciono piadas desde criança. Eu anotava no caderninho. Então, meu acervo é de quase 80 anos de vida”, contou ele o jornalista Pedro Bial.
Referência no humor brasileiro, Ary Toledo era conhecido por seu estilo satírico e irreverente. O comediante, que morreu na manhã de sábado (12), aos 87 anos, em São Paulo, em decorrência de uma pneumonia, foi imensamente popular na TV e no rádio com suas piadas e causos engraçados, mas sua longeva carreira foi muito além do humor. Ao longo de seis décadas, Ary também fez sucesso como cantor, letrista e ator.
Comentários